Durante o período que tenho feito esse exame no pré-natal, observei que havia muitas perguntas por parte das gestantes e dos familiares a cerca do que é e para que serve a Ecocardiografia Fetal. Então, decidi escrever um pouco sobre o estudo do coração fetal.

Hoje nós falaremos um pouco sobre a história, indicação e objetivo do estudo do coração fetal feito pela ecocardiografia (ultrassom do coração).

O coração fetal vem sendo estudado desde 1945 . Naquela época o coração era ouvido e visto pelo ultrassom em pequenas partes. Apesar do exame ir melhorando a cada década e ganhar força nos estudos das doenças anatômicas cardíacas (cardiopatias congênitas), somente na década de 80 houve os maiores melhoramentos tecnológicos, o Doppler colorido. Essa ferramenta permitia os médicos a medir e visualizar a quantidade de sangue em tempo real que passava dentro do coração do feto.

Atualmente, o estudo do coração fetal através da ecocardiografia fetal é um exame realizado entre 20 a 28 semana de gestação, geralmente feito por cardiologistas pediátricos e com duração entre 20 a 45 minutos. O exame é feito por via abdominal e sem a necessidade de preparo. O objetivo principal do exame é revisar toda anatomia (estrutura cardíaca), calcular o funcionamento do coração (contração e relaxamento) e estudar o ritmo cardíaco (batidas e frequência cardíaca).

As indicações da ecocardiografia fetal têm aumentado com o tempo. Gestantes com diabetes gestacional, doenças reumatológicas , genitores ou familiares com cardiopatia congênita, gestações de gêmeos, além de gestações de baixo risco com alguma suspeita de cardiopatia nos exames obstétricos. O intuito é aumentar o diagnóstico de cardiopatia congênita para melhorar o atendimento do recém nascido ou tratá-los intraútero dependendo da doença cardíaca.

Isto é, um pedido de ecocardiografia fetal é um pedido para saber um pouco mais como está o coração do seu bebê, garantindo assim, para a família, uma tranquilidade maior ou um bom planejamento de parto.

A cada 15 dias aqui no Blog da Wave, vou abordar temas sobre o coração fetal visto pelo ultrassom (ecocardiografia fetal). No próximo post falaremos sobre o ecocardiograma fetal e a mãe com diabetes gestacional. Até mais.

Por Dra. Claudia Duarte, médica cardiologista pediátrica que realiza o exame de ecocardiografia fetal aqui na Wave.

Fonte: A brief history of fetal echocardiography and its impact on the management of congenital heart disease. Dev Maulik MD PhD1 | Navin C. Nanda MD2 | Devika Maulik MD3 | Gustavo Vilchez MD1. Echocardiography. 2017;34:1760–1767.