A ultrassonografia 3D/4D não substitui o exame convencional (2D).

O 3D é realizado com um transdutor especial, que capta várias “fatias” em 2D e reconstrói a superfície adquirida em uma imagem 3 dimensões, estática. Já o 4D permite visualizar essas imagens com movimento do bebê em tempo real. Com a tecnologia HD live temos a cor do feto dá a impressão da cor da pele.

Imagem 3D com tecnologia HDLive de um feto de 12 semanas.

Como a imagem formada é uma reprodução da superfície, é importante enfatizar que, embora sua escolha seja relacionada à possibilidade de se obter imagens de melhor qualidade e interpretação, a capacidade de aquisição de uma boa imagem tridimensional (3D/4D) depende de vários fatores, dentre eles: quantidade de líquido amniótico, posição fetal, inserção placentária, espessura do tecido celular subcutâneo materno, número de fetos, padrão de movimentação fetal durante o exame, dentre outros fatores que devem sempre ser individualizados.

Imagem 3D HD live de feto com 35 semanas.

A época ideal para a realização da ultrassonografia 3D/4D, de maneira geral, é entre 22 e 32 semanas, pois é justamente a fase em que o feto começa a ganhar peso, já tem características faciais próprias e o líquido amniótico geralmente está em volume adequado. Esse período pode ser modificado conforme a orientação do seu médico assistente, respeitando as características individuais e na dependência do número de fetos que serão avaliados.