NIPT Panorama (Sigla do inglês: Non-Invasive Prenatal Testing) é um teste genético pré-natal não invasivo, que avalia o DNA fetal.

É possível identificar no sangue da gestante uma fração do DNA fetal que carrega informações genéticas do feto. Assim, com a coleta de uma amostra do sangue materno, este exame fornece informações sobre a probabilidade de seu bebê ter determinadas condições genéticas, como a Síndrome de Down, Edwards ou Patau além de microdeleções e algumas alterações dos cromossomos sexuais.

O NIPT nos permite avaliar se há um aumento ou redução da probabilidade do bebê ser portador das condições rastreadas. É considerado um teste de triagem e por isso não oferece um diagnóstico positivo ou negativo e sim “alto” ou “baixo” risco. A interpretação deste resultado precisa ser cuidadosamente analisada por um especialista e irá direcionar a conduta médica e a espera do bebê. 

Os exames invasivos para realização do cariótipo fetal continuam sendo indicados se a ultrassonografia revelar grandes anomalias fetais ou se o NIPT tiver resultado sugestivo de alguma anormalidade (alto risco).

A coleta de sangue pode ser realizada a partir de 10 semanas de gravidez, sem riscos para o bebê.