Não só de mamadas se faz o sucesso do aleitamento materno. A participação do pai (ou parceria) é fundamental para que a mãe tenha segurança e sinta se confiante para amamentar.

Colocamos 5 atitudes preciosas que o seu parceiro pode ter nesse momento.

1. Buscar informações.

Conhecimento é essencial para o casal. Saber sobre amamentação desde a gravidez pode auxiliar na hora em que forem colocar em prática todos os cuidados tanto com a mãe quanto com o bebê. Assistam vídeos sobre assunto sempre juntos, procurem consultoras de amamentação que são profissionais capacitadas para orientar. Os grupos de apoios/cursos para casais grávidos que abordam o assunto, ajudam muito a troca de informações com casais que estão passando pelo mesmo processo.

2. Estar presente.

Na fase inicial da amamentação a mãe e o bebê ficam mais tempo juntos pelo fato da amamentação estar sob livre demanda, ou seja, o tempo e a hora que ele quiser/precisar. Isso pode ser às vezes enlouquecedor, pois a demanda de um bebê recém-nascido pode ser realmente cansativa. A mãe precisa de descanso e um tempo pra ela. Ter alguém que compreenda e a apoie emocionalmente para que se sinta acolhida e segura é essencial. O pai pode participar da amamentação ajudando na posição, na pega correta, auxiliando a mãe no que for necessário para que amamentação se prolongue, às vezes um simples copo de água durante a amamentação faz toda diferença. Apoio físico e emocional .

3. Assumir outras tarefas.

O puerpério muda a rotina da mulher e também do casal.Muitas vezes a mãe não conseguirá dar conta de tudo como dava antes. E nem deve! Cabe ao pai assumir outras responsabilidades e cuidados que antes era rotina da mulher ou até mesmo assumir responsabilidades, como os cuidados do bebê, por exemplo banho e troca de fraldas.

4- Tomar a frente de algumas situações.

Durante a adaptação da chegada do bebê a mãe e o casal ouvem muitos palpites e comentários que muitas vezes não batem com as informações e orientações que tiveram durante o processo de preparo para amamentação. Isso pode desestabilizar. Muitas vezes o pai precisa tomar a frente e dizer às visitas qual o limite de vocês.

5- Entender a fase de mudança.

O pai precisa entender e não criar expectativa de que tudo vai voltar a ser como era antes do nascimento do bebê, pois não vai! Vocês têm um filho! Agora será uma nova fase da família e ambos precisam se apoiar física e emocionalmente.

Você sabia???

Existe a licença paternidade oferecida para o pai não de 5, mas de 20 dias. Então aproveite esse lindo momento para estar presente na rotina da sua família que acaba de crescer!

Precisando de ajuda para amamentação consulte-nos.

Por Ariane Cezar , que é enfermeira obstetra e faz consultoria de amamentação aqui na Wave.