MAIO FRUTA-COR | Depressão pós-parto, conhecida cientificamente como depressão perinatal, pode iniciar ainda durante a gestação até o pós parto. É um quadro caracterizado por tristeza persistente, falta ou ausência de prazer nas ativadas do dia a dia, baixa autoestima, culpa excessiva, sensação de inutilidade, dificuldades no sono, pouca energia e ideias recorrentes de morte ou até mesmo suicídio.

Pensando nisso, durante o mês de maio a Wave participará da campanha oferecendo na recepção a aplicação de um questionário de rastreamento de risco para depressão perinatal supervisionada por psicólogas (questionário de Edimburgo). Se for o caso, encaminharemos a paciente para uma sessão de acolhimento, sem custos com nossa equipe de psicologia.💕

Discutir a saúde mental da mulher durante a maternidade e abrir espaço para que uma mãe que está sofrendo rompa o silêncio são os primeiros passos para diminuir os índices de depressão pós-parto.

Confira mais sobre o assunto neste vídeo com a Sandra Stall: https://youtu.be/kjomKOX9KcA.

ENTENDA O MAIO FRUTA-COR

Neste mês, estamos fazendo parte do movimento #MaioFrutaCor, uma campanha que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, idealizada pela psicóloga Nicole Cristino e Patrícia Piper, psiquiatra da equipe Wave.

Apesar do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães.  Pouca ou nenhuma atenção tem sido dada aos fatores que vêm contribuindo ao sofrimento mental das mulheres face às crescentes demandas da maternidade.

É por isso que a campanha do Maio Furta-cor surge da escuta atenta e cuidadosa de mães e da união de vozes potentes em torno de uma causa que já não cabe dentre as paredes do consultório.

Por que Maio?

Porque no mês de maio celebramos no Brasil o Dia das Mães, um momento oportuno de fomentar discussões entorno das causas maternas e dos aspectos envolvidos nos crescentes índices de depressão, ansiedade, esgotamento e suicídio.

Por que Furta-cor?

Furta-cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.

O que o Maio Furta-cor realiza?

Maio Furta-cor busca parceiros para promover palestras, rodas de conversa, entrevistas, lives, marchas, caminhadas, mamaços, rodas de dança mãe-bebê e ações gratuitas ao longo de todo o mês de maio, visando alcançar pessoas nos mais variados espaços.

Por que a campanha nasce em 2021?

A pandemia tem deixado um pesado fardo para as mães: a precarização da vida recai sobre elas. Escolas fechadas por mais de um ano, famílias fragmentadas, tripla jornada de trabalho, reduções salariais, desemprego, informalidade, aumento dos índices de violência doméstica e feminicídio são apenas alguns dos fatores que impactam na saúde mental materna

Vem com a gente colorir o mês de maio e transformar a onda de dor e sofrimento em uma verdadeira onda de amor e cuidado! Por aqui, vamos compartilhar com nossos profissionais vários conteúdos sobre o tema. 😉

Afinal, só é possível mudar o mundo cuidando de quem cuida de todo o mundo!