Você já ouviu falar em pré-natal psicológico? Muito se fala sobre a preparação do enxoval, do quartinho do bebê, dos exames de imagem, da boa alimentação, de manter a boa forma física… Mas pouco ou quase nada se fala sobre as emoções na gestação. Não porquê elas passem despercebidas, ou porque toda gravida atravessa esse período com plenitude. Ao contrário, esse é um tema cercado de muitos tabus: as emoções no ciclo gravídico-puerperal são intensas, ambivalentes, oscilantes.

E não, isso não é mimimi!

As alterações hormonais que um corpo sofre para gestar um bebê não são pequenas. Associados à esse famoso boom hormonal, há os sintomas incômodos, o mal estar, as mudanças físicas, os ajustes familiares, a nova rotina, os novos cuidados. Entendem o porquê de emoções tão intensas? E como cuidar delas?

É nesse contexto que surge o pré-natal psicológico, uma prática complementar ao pré-natal obstétrico, voltado ao atendimento psicológico das gestantes. É um método psicoprofilático validado cientificamente em estudos recentes e eficaz na prevenção de adoecimentos psíquicos no puerpério, em especial a depressão pós-parto. Um pré-natal psicológico atua na preparação emocional para a maternidade, na diminuição dos índices de ansiedade gestacional, na prevenção de adoecimentos psíquicos no pós-parto, na criação de uma rede de apoio a maternidade e puerpério.

Ele pode ser feito em grupos, individualmente, para famílias ou casais. Escolha o formato que se adéqua à você e cuide também de suas emoções no seu pré-natal!

Por Nicole Cristino, psicóloga e atende aqui na Wave!